quinta-feira, maio 22, 2008

Do confuso à confusa

Ser confuso ou estar confuso é uma condição terrível. Até porque, o confuso tem uma ligeira noção do que precisa ser feito, contudo, por algum motivo, evoca uma segunda via que aparenta ser melhor q a primeira. O pior da confusão é a sensação de estar perdido, sozinho e sem rumo. Lembro-me, então, daquela canção do Sérgio Pimenta, que diz que "quando se está só, se está porque deseja, pois ele com certeza não foge de ninguém; Deus está sempre perto, amigo, abraço aberto, convida a ir com ele pra não mais estar só.

Dessa forma, posso até ouvir a voz de Cristo, como num sussurro: "vinde a mim voz que estais confusos e sós, e eu os aliviarei"[1]!

Esse alívio não significa a finalidade de nossas provações. Ninguém é provado para depois se sentir bem com o descanso pós-dor. Tampouco, significa que a maior benção daquele que estava confuso é poder ver com clareza o que se quer. O alívio, portanto, só tem seu valor quando aquele que sofreu percebe o sentido da sua luta. O sabor está na labuta, não na vitória. Está no suor da batalha, não nos despojos.

Essa é a lógica do evangelho: a contra lógica do mundo. Pra ganhar a vida tem que perdê-la. Por isso, o confuso que está em Cristo, tem o alento necessário para prosseguir em sua caminhada de maneira firme e consciente . Entre sensações e o desespero, emerge a nossa única certeza: que o Senhor está no controle de todas as coisas - inclusive dos nossos chiliques! Portanto, o poder do evangelho vem, como num crescente movimento, dando-nos a segurança necessária para continuar.

[1] Paráfrase de Mt 11:28

* Dedico essa postagem a uma amiga muito querida.

4 comentários:

Bárbara Matias disse...

"Ninguém é provado para depois se sentir bem com o descanso pós-dor. (...)O alívio, portanto, só tem seu valor quando aquele que sofreu percebe o sentido da sua luta."

Gostei muito da sua reflexão. Fez muito sentido pra mim. Gosto de perceber seres humanos que se comunicam.rs. Pode parecer óbvio essa comunicação mas, o nosso mundo as vezes é tão nosso que não há comunicação com o outro.Com um igual a mim. Mas agora, com esse diálogo retomo a posição de igual e me entendo. E te entendo. =D

Agora faz muito mais sentido o título! Faz muito mais sentido o texto!!!

Com carinho....

Babi

Alberto Vieira disse...

Ola Gustavo!

Sua volta veio em momento mto oportuno!

Mto bom o texto. Foi bom ler este trecho da música do Sergio Pimenta.

"quando se está só, se está porque deseja, pois ele com certeza não foge de ninguém; Deus está sempre perto, amigo, abraço aberto, convida a ir com ele pra não mais estar só."

abração

Renato Luiz disse...

Eita surpresa boa!
Brigado pela partilha!
Fica com Deus...

will jesse dias disse...

Essas palavras me são muito úteis. Obrigado por escrevê-las. Ainda q não tenham sido pra mim, eu tomo posse, chubinaias.

Bom tê-lo de volta. Tava quase desistindo de clicar no link desse blog já, rs.

Abraço