terça-feira, maio 27, 2008

Vida Simples

A alguns dias atras ouvi uma bela devocional sobre a necessidade de termos uma vida simples. Essa temática retornou à minha pauta reflexiva depois que conversei com uma professora sobre sua vida no Macapá. Comentando a caminhada de alguns de seus conhecidos, ela disse que muitos vivem de forma simples e portanto, sem muitas preocupações com o futuro.

Fiquei muito pensativo no assunto e concluí que esta ambição já foi mais presente em minha vida a algum tempo atrás. Percebi meu conformismo com esse século por diversas vezes me faz cair no que o Paulo Freire denominou de fatalismo neoliberal, que é a crença de que tudo que tudo é contra o sistema está fadado ao fracasso.

Por isso, fico a me questionar: dá pra ter uma vida simples dentro desse sistema desumano de consumismo? A resposta pode ser diversa. Os mais otimistas diriam que sim. Falariam que é tão possível que os mesmos assim o são. Os fatalistas e pessimistas nem respoderiam. Eles apenas esboçariam um sorriso irônico que dispensa qualquer argumento.

Entre o otimismo e o fatalismo eu escolho a esperança. Esta opção sim é pé no chão, pois, ciente das dificuldades, ela se fixa naquilo que transcende a realidade. Ela dispensa o simplismo do otimismo e o radicalismo do pessimismo.

É na esperança viva que podemos confiar que uma vida simples é possível. Podemos dessa forma, como Jesus nos anima, contemplar a beleza poética dos lírios do campo. É preciso que nossa concepção de providência divina seja restaurada, a ponto de confiarmos mais naquele que nunca negou a nós o seu sustento.

Contudo, ao falarmos de esperança, sonho e poesia, as coisas parecem ser fáceis, bonitas e simplistas. Porém, sabemos que não funciona assim. O desafio é caminhar com passos firmes e sem vislumbrar o enorme horizonte em nossa frente. Que a graça de Deus nos mova à simplicidade que o evangelho propõe!

4 comentários:

Renato Luiz disse...

Ai ai...
Me vi aí nessas palavras!
Muitas das minhas reflexões do retiro foi nesse sentido...
Abração!

Edmar Hell Kampke - Mazinho disse...

Tá parecendo TL com esse papo de Paulo Freire!

lucas rolim disse...

linda a reflexão.
Gosto da sua linha de raciocinio e da verdade por tras dela.
abraços

Bárbara Matias disse...

Nada fácil ir contra a maré. Nada fácil ter essa esperança, se firmar nesta luta, luta por uma vida simples...

Gostei... faz bem visualizar o que ivemos nessas palavras e refletir o caminho que escolhemos no dia-a-dia....

Bjim..