sábado, julho 19, 2008

Ainda falando de amor


Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Mt. 22:36-39

Para espantar o sumiço, queria apenas expor alguns devaneios que têm marcado presença na minha mente. A falta de criatividade e inspiração para escrever algo descente só me permite indicar aquilo que tenho pensado. Acredito que tenha uma relevância mínima para vocês, lerem meus amigos!

O eco do post anterior ainda continua por aqui: minha reflexão maior tem sido na natureza inescrutável do amor de Deus. Sua plenitude encarnada em Cristo nos move a vivermos para o outro. Ser, portanto, é viver para servir. É uma nova maneira de encarar a vida, a medida que somos convidados a morrermos para nós e ressustarmos para Deus.

Essa nova vida, entretanto, é sustentada pelo amor e este, se faz visível através da comunhão com os irmãos, da solidariedade e fraternidade. Não existe amor a Deus se o amor ao próximo é inexistente. O apóstolo João - conhecido como o discipulo do Amor - salienta que "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu." (1 Jo 4:20). Jesus vai além. Quando ele diz que "sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes." (Mt 25:40).

Dai, consigo entender quando Paulo diz que " toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". (Gal 5:14).Como assim? Acaso não foi Jesus quem disse que o primeiro mandamento era amar a Deus sobre todas as coisas. Sim, certamente, mas foi o mesmo Cristo que não adianta dizer "Senhor Senhor" se não fazer "o bem aos pequeninos".

Portanto, amar a Deus sobre todas as coisas significa, em outras palavras, amar o seu próximo. Foi assim que Jesus demonstrou que nos amou profundamente: lavando os pés dos seus discipulos; comendo com publicanos, prostitutas, pobres e marginalizados. Sem o olhar para o outro não existe devoção a Deus. Sem o "segundo grande mandamento" não existe o primeiro.

Que Deus nos conduza.

4 comentários:

Bárbara Matias disse...

Vc sabe do meu estado de "sem dentes". De "sem palavras". Entao... emudeço-me. sem palavras.rsrsrsrsrs


Gostei muito da reflexão. E ainda estou pensando sobre....=D

Bjim

Renato Luiz disse...

Gosto muito dos seus devaneios...
Saudade amigo...

Edmar Hell Kampke - Mazinho disse...

Grande Guto! Esse é meu amigo!
Abraço

lucas rolim disse...

gosto da sua falta de inspiração... ela me inspira =)
Muito boa a reflexão!
Abraços