quinta-feira, agosto 28, 2008

Não, não é fácil


Não, não é fácil. Colocar ordem no caos não é tarefa para qualquer deus. Zeus só conseguiu depois de ludibriar seus inimigos. A ordem só veio após uma confusão resolvida. Até no caos deve haver sentido, ordem e destino. Até a roda viva que gira incontrolável precisa de estar numa direção.

Não, não é fácil: eu não aprendi a viver na caverna escura. Olhar para o reflexo distorcido do mundo real me faz sentir medo. A luz que brilha no outro lado ao mesmo tempo me chama e me amedronta. E antes do seu reflexo me esclarecer, ele me cega!

Não, não é fácil. Entregar-se à Graça sem criar reservas parece tarefa para semi-deuses. E por isso, minha semi-humanidade me atrai ao sossego da escuridão. Nesta inquietude silenciosa custo a compreender que quem vai a minha frente é o Senhor. Relutante, me entrego pela fé, assim mesmo, como sou, como estou. Mas que não é fácil, ah, isso não é!

sexta-feira, agosto 22, 2008

O meu mundo


Como um Demiugo*, vejam o mundo que criei:

No céu, os pássaros divedem espaço com as pipas; nos campos, crianças brincando. Nas ruas, jovens celebrando a vida, com batuques, danças e muita alegria. Não há escolas ou instituições tolas que pervertem os bons costumes. Apenas o bem, pleno em sua força, vigoroso em sua expressão. A arte governa a todos: uma rainha com um cetro de guarda-chuva de frevo.

A lei é a paz que excede todo entendimento. A contemplação é o trabalho de todos; o salário é a sabedoria. As pessoas se sustentam com um vivo pão que cai do céu. E esse é tão saboroso que a constância dele no cardápio diário traz mais apetite para o dia que vem.


O leão brinca de esconde-esconde com a lebre. Quem chegar por último, você já sabe, vira mulher do sapo! As árvores dançam com as mulheres; os rios correm com os homens e as crianças correm com os cavalos!
E o sol da justiça brilha forte, numa aurora eterna...

Enfim, qualquer semelhança deste mundo com outro não é mera coincidência.

Como diria John Lenon, "You may say I'm a dreamer, but I'm not the only one. I hope some day you'll join us, and the world will live as one".

* O que é Demiugo? Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Demiurgo

domingo, agosto 17, 2008

Já vem a aurora


Alguns dias atrás tive uma conversa massa com um amigo. Estávamos em frente ao Bernardão e proveitamos pra refletir sobre a proximidade do dia da nossa formatura. Olhávamos para aquele prédio juntos, refletindo o quanto tem sido bom viver aqui, em Viçosa. Surgiu a tristeza, a melancolia. A impressão que tivemos é que para avançar necessário deixar uma vida para trás. Como se a saudade fosse o passaporte para a nova vida depois da formatura. Isso é dor, nada mais.

Até que surge uma possibilidade sábia: podemos levar os amigos conosco, em partes, em nossas vidas. Não poderemos contar suas presenças, mas com o coração de cada um, com um sorriso na mente e as marcas dos abraços. Sobretudo, poderemos experimentar a transcedência dos bons momentos e porque não, dos maus bocados também.

Já estamos na noite da nossa estadia peregrina nesse universo universitário. O calor do sol que brilhara todo o dia já se foi. O frio da noite também teve seu momento de destaque. Agora é anunciada a aurora. E esta vem mais rápida do que a primeira...

*Foto: Paulo (Preto), Eu e Jayme (James). Foi Paulo o grande inspirador dessa discussão. Já o Jayme, confundiou completamente o assunto e o levou para esfera amorosa entre homem/mulher e no fim das contas, nos rendeu boas risadas!

domingo, agosto 10, 2008

O sentido e o amor no caos



O caos dos sentidos preconizam minha dor
que subtrai qualquer certeza que não seja te amar
Mas os sons dos violinos aliviam um pouco a tensão
de não tê-la comigo quando preciso tanto.

Sua presença é mística mesmo quando abraço o vácuo,
quando seu corpo se materializa em minha mente
ou no momento em que sua voz é apenas um som ideal.

O triunfo dos sentidos sobre o caos emerge em mim
Ele vem da certeza que a distância só separa olhares,
ainda que de forma parcial e incompleta,
pois a plenitude é te amar apesar do tudo.

Na caminhada de volta pra casa só se vê saudade
Daquilo que foi e da espectativa do que será
E a nostalgia dos bons momentos dá espaço à nova vida,
daquele que amou e amará agora, no novo caos.