quarta-feira, janeiro 28, 2009

Saudade

Saudade e lembrança parecem a mesma coisa. A primeira até necessita da segunda. O saudoso lembra, sente falta, pois é no ato de recordar que ele vai até onde seu amor encontra. Por outro lado, aquele que lembra não tem nada pra buscar, rememora, mas sem atingir todas faculdades do tempo. É apenas no passado, com um futuro ausente e um presente sem presença.

A lembrança as vezes é incontrolável, simplesmente porque ela abarca as memórias das mais diversas, desde a mais trágica até a mais agradável. A saudade é mais seletiva, não dá espaço para o mal, vai direto ao ponto: o lugar seguro, os braços mais aconchegantes! Meu questionamento é: por que a saudade dói tanto? Se ela é reflexo da entrega da nossa alma ao outro, de onde vem a dor?

Assim como a sede está para o desejo de saciar-se, a saudade está para o encontro. Daí o sofrimento alcança a delícia do encantamento. Portanto, podemos definir o que é saudade. Talvez ela seja a fusão perfeita entre o choro e o riso, entre a alegria de ter e a tristeza de não possuir o outro naquele momento. Por sua vez, a lembrança pode chorar, sorrir, porém, sem nunca conseguir aproximar esses opostos que se realizam no outro.

Daí me recordo daquela frase do Rubem Alves que é bem precisa: "saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar". Então, o melhor é fechar os olhos, deixar coração bater mais forte e dizer bem alto: "Oh minh´alma, vá para sua verdadeira morada que caminharei contigo"!

Dize-as e corra logo!

6 comentários:

Bárbara Matias disse...

Legal isso! Vc parece ter traduzido algo q eu sempre pensei sobre e nunca tinha racionalizado dessa maneira:A diferença entre a saudade e a lembrança!=)
Adorei!
"Assim como a sede está para o desejo de saciar-se, a saudade está para o encontro."


Ah... saudade de vc! =)

Bjim!

Ivny disse...

Nossa!
Gostei muito!

Envolvente e belo.

Anônimo disse...

ÔOOOOOO, minh'alma....vai.........

Tocante!
Andrea

Renato Luiz disse...

Muito bom Fi...
Abração, Deus te abençoe sempre!
Manda notícias!

lucas rolim disse...

oi irmão
Traduziu o que sinto por você e meus outros queridos de alma...
Espero ver-te em breve.
Seu saudoso irmão

Nina Pimentel disse...

Olá!

Muito verdade o teu texto.Às vezes vagando pela internet, achamos textos preciosos, como o seu.