quarta-feira, dezembro 27, 2006

Por um ano sem epitáfios


“Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer”
(Epitáfio - Música dos Titãs)


O ano de 2006 acabou. Não adianta mais sentir remorso, nem ficar imaginando o que poderia ter sido melhor. Fim de ano é momento de reflexão: meditar no que foi, orar pelo que será e planejar o que tem que ser. O incômodo do que não aconteceu tem que gerar novas expectativas, novos rumos. A simples lembrança ou a indiferença do passado recente não produz nada além do continuísmo.

Essa música dos Titãs é muito interessante. Dificilmente alguém não se identifica com esse poeta ao evocar seus “devia ter”. É difícil, mas temos que reconhecer que realmente, devíamos ter amado mais, arriscado mais... Mas há um ponto nessa canção que precisa ser ressaltado: o título. Epitáfio, segundo a enciclopédia virtual wikipédia, significa “frases escritas sobre túmulos , mausoléus e campas cemiteriais para homenagear pessoas ali sepultadas, tradicionalmente, escrita em versos”.

Fazer de nossas reflexões uma placa de decoração da nossa tumba é inútil. A análise de nós mesmos tem que ser feita enquanto é tempo. Contudo, essa meditação é muito bonita quando cantada, mas um exercício difícil na vida real. Olhar pra trás nem é tão difícil, o desafio maior é fazer dessas críticas motor para uma vida nova.

Vou mais além: sem o auxílio de Deus, nossa reflexão tende ao vazio. A partir do momento que realmente Cristo faz parte da nossa vida, de forma completa, por conseqüência, nossos pensamentos são paltados sob as Escrituras, pois cremos ser esta a Palavra de Deus, ou seja, esta contém o que precisamos para desenvolver nossa pessoalidade e espiritualidade. E mais: passamos a crer que a nossa vida está no controle do Pai. Isso implica que uma mente que pensa e num coração que pulsa uma expectativa de dias melhores.

Diante disso, desejo a todos meus amigos(as) leitores(as) um ano de melhoras. Não vou desejar dinheiro, momentos felizes ou coisas do tipo. Desejo sim, que possamos enfrentar de frente todas as dificuldades que nos esperam. Espero que todos nós encaremos o sofrimento como parte da nossa existência, não de forma desesperada, muito menos masoquista. Mas sim, buscando aprender com os nossos tropeços. A alegria que peço, é a alegria de Cristo. E esta, é perene, até mesmo nas dificuldades.

Um abraço especial a todos vocês que no decorrer deste ano que passou leram minhas postagens.

2 comentários:

lucas rolim disse...

cara, muito bruto... legal mesmo.
Abraços

Anônimo disse...

Cada vez que leio novamente, gosto mais destas benditas palavras... ;o)

Um abraço, Gustavo! Saiba que apesar da distância física, e da pouca oportunidade que temos de conversar, vc para mim é um amigo presente!
Oro para que o seu ano seja mesmo "sem epitáfios"...

E espero vê-lo em Viçosa, durante o carnaval!
ps: Tenho mandado vários "ois" pelo Renato... têm recebido??rs.