sexta-feira, junho 20, 2008

Ame e deixe-o

Essa semana (16/06) na disciplina de Prática de Ensino em Hist. do Brasil, assisti uma aula sobre a ditadura militar. Achei interessante rever o conhecido slogan nacionalista da década de 1970 - Brasil: Ame ou deixe-o. Nem vou me ater ao absurdo ideológico contido nessa frase, quero simplesmente pensar na contradição óbvia entre amor e egoísmo.

O mais curioso disso é que insistimos em ver sentido nesse paradoxo. Como se a maior característica do amor fosse a posse. É assim quando alguém está interessado em outra pessoa: se tem a idéia que a plenitudade do amor será quando o (a) amante terá o(a) amado (a) em seus braços. Não necessariamente o maior amor é o mais correpondido. Bom, não quero fugir do assunto. O faco não é o platonismo, mas é a característica do amor em se doar, até porque, como diz nas Escrituras, "o amor não busca os seus próprios interesses", mais que isso, o amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

O auge desta atitude é o Pai do Filho Pródigo, que suportou a rebeldia e o desamor do filho. Sua atitude foi de total abnegação, uma vez que ela não impôs condições à partida do pródigo. Ao contrário disso, colocamos às pessoas que amamos diversos condicionantes para nos trazer segurança.

Ora, se precisamos de "provas" para sentirmos seguros, logo, nosso amor está alicerçado nos fatos, nas situações. Desta forma, o autruísmo se distancia dando um grande espaço ao egoísmo e ao ciúmes. No entanto, o amor verdadeiro tem tudo a ver com liberdade. Ele libera o outro, sem medo de perdas ou prejuízos. O amor não tem reservas.

Confesso que estou longe desta perspectiva libertária. Talvez, por isso demorei 8 dias pra escrever esse post: por perceber que escrevendo aqui, a ordenação do meu discurso não corresponde ao estado caótico dos meus sentimentos. Contudo, estou disposto a caminhar com passos firmes, mesmo que isso custe meu ego e minha pseudo-segurança.

Que aquele que me amou primeiro me ajude.

5 comentários:

lucas rolim disse...

:)
abraços

Edmar Hell Kampke - Mazinho disse...

No fundo sempre soube que vc não gostava da TL!!!! Li só o final do post! heheeheheh

Abração

Unknown disse...

Ele já está ajudando...
Forte abraço amigo!
Profundo texto!

Bárbara Matias disse...

gostei mto da reflexao...

é tao facil sermos egoistas e apelidarmos isso de amor...

Que aprendamos com Ele a amar de verdade!

bjos

Raíssa Murta disse...

Poxa...
Gostei desse texto!!(De outros tbm!)
Vou visitar Bloggs com mais frequencia!rsrs
Beijos