terça-feira, outubro 24, 2006

Desafio da Esquerda no Brasil

Muitos dizem que a esquerda está passando por uma grande crise no mundo. É fato que após o fim da URSS e a queda do muro de Berlin, esses partidos já não eram mais os mesmos, mas no Brasil, essa crise só se torna visível atualmente. Temos como maior exemplo o atual partido que chegou ao poder (PT), que tendo uma história de militância de esquerda, hoje se alia a partidos com ideários opostos e com lutas historicamente diferentes, tudo isso para se manter no poder. Nem estou julgando se isso é certo ou errado, apenas afirmo que esta não é uma prática tão comum.

Contudo, até que ponto podemos considerar essa "crise" algo negativo? Os tempos mudaram. O contexto que vivem os atuais partidos de esquerda são diferentes dos problemas da década de 80 para traz. Querer que o PT ou o PCdoB seja o mesmo da década de 80 é o mesmo que pedir para voltar os antigos problemas, para que estes partidos reajam da mesma forma de outrora. Portanto, apartir do inicio da redemocratização e da abertura econômica do Brasil, após 1992, a militância desses partidos tiveram que acompanhar os novos rumos da política nacional.

Portanto, esses partidos alcançaram uma certa maturidade, sendo esta o reconhecimento que certos conceitos do liberalismo econômico não é de todo ruim. A ascensão desses partidos ao poder permitiram essa visão. Isso significa que conceitos da ortodoxia econômica, dependendo do momento, são bem-vindas, desde que o Estado não perca sua força e nem deixe de atuar articulador de programas sociais concretos.

O problema é quando o governo usa desse liberalismo de forma extrema, mantendo políticas sociais assistencialistas e divulgando uma falsa imagem de mantenedora do bem estar social. De fato, esse é o maior desafio da esquerda atual: usar parte da ortodoxia econômica sem perder sua capacidade de atuar coerentemente em programas eficazes na area de saúde, infra-estrutura, reforma agrária e serviço social.

4 comentários:

jhfcastro disse...

Só que vc esqueceu de dizer que a "esquerda" que chegou ao poder manteve a mesma máquina de corrupção dos governos anteriores e não criou programas de assistência social, mas simplesmente ampliou as do governo anterior. O que parece aos meus olhos é que a única diferença do Lula para o governo anterior é o populismo exacerbado. O Bolsa família não é uma crença no progresso de um país, mas apenas uma medida no estilo "por vocês". Contudo, as suas idéias para a esquerda são muito boas defendendo que o desafio é conciliar políticas ecônomicas com práticas sociais. Chegaríamos assim a social-democracia e seremos felizes.

Renato Luiz disse...

Vivendo e aprendendo...
Que boa essa reflexão!
Abraços...

Luiz Fernando disse...

Ah. Sei lá. Acho que existe uma diferença muito grande em mudar devido as conjunturas do deu tempo e mudar para alcançar o poder e lá permanecer. O PT se vendeu. Faz alianças hj com qualquer partido picareta pra se manter em brasília. Isso é tára da esquerda: Poder. Depois diz que "os companheiros nos trairam". Vai lá. Põe uma cambada do PMDB e compania Ltda lá em cima mesmo.Depois dá no que deu.

GB Silva disse...

[Luiz]
Depende cara. Não fico comemorando qualquer aliança do PT, mas a aproximação com o PMDB é boa, levando em consideração que o PMDB é um partido diversificado com diversas tendências.

Eu digo que só o fato do PT estar aberto a outros partidos é um avanço. Porém, fazer qualquer aliança pelo poder é retrocesso.

[João]
O Bolsa Escola não é um projeto do PSDB, mas sim de um Senador chamado Cristovam Buarque, ex-pt. O Governo anterior tinha uma parte ínfima no orçamento para o serviço social, coisa q o governo atual tem ampliado não apenas com o bolsa família, mas tb com a inclusão de jovens em universidades publicas (ampliação de vagas) e privadas (pelo ProUni).

Não afirmo que o LULA tem feito um otimo governo, mas tenho convicção que atualmente ele é a melhor opção.

Sobre a corrupção: não seja ingenuo: isso é inerente ao homem e a qualquer partido. O PT entrou nessa, eu sei. Espero em Deus q estes q entraram sejam punidos.