terça-feira, outubro 31, 2006

489 anos da Reforma Protestante: Um momento para refletir


No início do século XVI, um monge agostiniano indignado com a espiritualidade cristã do seu tempo, proclamou 95 teses em protesto, dentre várias coisas, questionando a combrança de indulgências, politicagem eclesiástica e, levantando também críticas em relação à infalibilidade papal e principalmente, mostrando um novo entendimento sobre a justificação pela fé.

Ao ler na Epístola aos Romanos "o justo viverá pela fé", Lutero sentiu-se incomodado o quanto ele e a igreja buscava trocar suas atividades pela Graça de Deus. Portanto, o monge vislumbrou a Graça de forma completa, demonstrando que as boas obras decorrem da justiça de Deus imputada em nós através de Cristo, não como outrora pensava, que a Graça provinha de obras.

Esse movimento com quase 500 de início é muito inspirativo para nós hoje. Atualmente temos vários motivos para protestar. Lutero questionou o catolicismo que ele fazia parte, hoje temos que reformar o protestantismo que vivemos. Temos que protestar contra a veneração dos resultados que, maliciosamente, desconsidera a qualidade em detrimento de uma igreja cheia que gera conforto aos líderes.

Protestamos também à falsa tentativa de compra da Graça de Deus por meio de jejuns, orações longas e outras formas desesperadas para obter uma "intimidade" com Deus. Sobretudo, lamentamos e indignamos com a constante busca dos cristãos por revelações extra-bíblicas, que tendo obsessão por respostas divinas e instantâneas desprezam a relação entre Escrituras e o Santo Espírito como a revelação de Deus para hoje e sempre.

É lamentável tudo isso. Muitas vezes me envergonhei de dizer que sou evangélico. Contudo, esse é o povo - os cristãos espalhados por essa Terra, não apenas os evangélicos - que Cristo se entregou na Cruz por eles. E essa deve ser nossa motivação. Apesar das mazelas da Igreja - não só a evangélica, mas a Católica Romana e a Ortodoxa -, Cristo permanece como Redentor e Senhor dela, tornando para nós baluarte perante qualquer situação.

Portanto, que caminhemos cientes dos nossos desafios. Que confiemos na Graça daquele que Vive e voltará para buscar sua Igreja.

4 comentários:

Renato Luiz disse...

Muito bom o post!
Sem palavras...
Temos um grande desafio,
Deus nos abençoe!

Joao Forte @ Blog disse...

muito bom post para reflectir!
abraço

Anônimo disse...

Gutinho... muito bom!
Salve salve garoto reformado! rs... seu mentor tá fazendo um bom trabalho...heheh
bjo irmão, amo vc!

Paulo Vinicius disse...

cê é muito chato cara.