segunda-feira, outubro 16, 2006

Por que sou Cristão

A resposta para essa sentença pode ser plural. Vai desde respostas simplistas até as mais teológicas e filosoficamente elaboradas. Gostaria de responder essa questão me mantendo entre o que a teologia e a filosofia, porém, me limitando a uma forma simples e fácil de explicar e entender.

Falando sobre respostas simplistas, uma delas pode ser: “sou cristão pois fui educado como cristão”. Ora, esta opinião é em parte verdadeira, mas em contrapartida pode ser incoerente, pois, é muito comum ver pessoas criadas num ambiente cristão que não se convenceram totalmente da essência do cristianismo.

Isso significa em suma, que ser cristão é muito mais que uma questão de conveniência, mas sim de um convencimento externo ao homem: ser cristão é ser capturado pela Graça de Deus, ou seja, é ser atraído por uma mensagem que é mais que boa, mas Verdadeira. Portanto, sou cristão primeiramente porque fui atraído pela mensagem da Cruz, que é loucura para o homem, mas sabedoria àquele que crê (1 Coríntios 2:18).

Dizer que fomos atraídos pela mensagem de Cristo é o mesmo que afirmar que somos cristãos porque o próprio Jesus nos chamou: "Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles a aceitaram. Eles reconheceram o fato de que vim de ti e creram que me enviaste" (João 17:8).

Sou cristão porque, além de eu ter crido na autoridade de Cristo, reconheci a fragilidade da natureza humana. Percebi que sou criação de Deus, mas também sou um pecador. Entendi que sou imagem e semelhança de Deus, entretanto entendi que essa imagem foi distorcida e afetada pelo pecado original. Nem precisa ser cristão para saber que o homem é depravado e mau. Filósofos como Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel já afirmavam isso há séculos. Contudo, reconhecer nossa natureza caída é afirmar a necessidade de Redenção, que está em Cristo.

Para finalizar, gostaria de citar um conhecido trecho de um livro de um grande pensador cristão ingles, C. S. Lewis:

"um homem que só fosse homem, e dissesse as coisas que Jesus disse, não seria um grande mestre da moral: seria ou um lunático, em pé de igualdade com que diz ser um ovo cozido, ou então seria o Demônio. Cada um de nós tem que optar por uma das alternativas possíveis. Ou este homem era, e é Filho de Deus, ou então foi um louco, ou algo pior" (LEWIS, C. S. Cristianismo Puro e Simples: ABU editora).

Portanto, sou cristão porque reconheci Jesus Cristo como o Filho de Deus, o único capaz de solucionar o dilema da nossa natureza pecaminosa. Percebi que sua Graça – favor que Ele nos dá sem nosso merecimento – é suficiente para minha vida, implicando numa mudança de direção, uma vez que agora Ele se torna o centro da minha vida, me redimindo de forma integral e completa.

Que sejamos motivados por Aquele que se entregou por nós!

[Recomendo a leitura do Livro: STOTT, John. Porque Sou Cristão: Ultimato, 2004]

4 comentários:

Renato Luiz disse...


Grande Fiote!
Tô muito feliz com sua iniciativa, mais um meio para ser instrumento de Deus na vida das pessoas...
Lerei sempre tá bom?!
"amigos são dádivas..."
Fica na Paz!

Unknown disse...

fala gu...

mto bom vc criar um blog... seus comentários sempre são mto sensatos e edificantes... ta demorando atualizar heim....

abraçao...

Unknown disse...

fala gu...

mto bom vc criar um blog... seus comentarios sao sempre mto sensatos e edificantes... ta demorando atualizar heim...

abraçao brow...

Catarina disse...

oi
tava procurando blogs por aí
e vi o seu
mt legal suas reflexões
dá uma passada no meu
romanos12-2.blogspot.com