terça-feira, outubro 17, 2006

Isso que você chama de sucesso?

Em nossa sociedade atual somos obrigados a conviver com o rítmo acelerado de nossas atividades. O barulho não nos incomoda mais. Alias, até faz bem! Buzinas, carros acelerados, correria por todos os lados. Assim, aos poucos vamos perdendo a sensibilidade de ouvir o canto dos pássaros; de sentir a brisa do vento e refletir sobre a vida, sobre nós, sobre Deus.

O ativismo nos atinge. Achamos que ao produzir mais no trabalho ou nos estudos estamos investindo em nós. Grande engano. Investir na carreira não é investir na vida. É, como dizia o Rei Salomão, correr atrás do vento. Aumentar nosso rendimento no trabalho muitas vezes significa sacrificar coisas preciosas, como família e amigos. Em nome do sucesso pessoal nos tornamos superficiais e amantes da vaidade. Nos tornamos vazios e incapazes de oferecer aos outro algo além de nossa experiência profissional.

Não estou querendo dizer que sou contra a busca por um aprimoramento profissional. Muito pelo contrário, sou bastante a favor, tanto que estudo pra isso. O que quero frisar é que esse desenvolvimento tem que ser feito de forma gradual e sem queimar etapas. Portanto, conversar com os amigos faz tão bem pra nossa carreira quanto ler um bom livro. Descansar ou dormir bem é tão necessário quanto manter os compromissos em dia. Sair com os amigos depois das aulas é tão significativo quanto ser elogiado por uma publicação.

Quando sacrificamos essas coisas em nome de atividades profissionais estamos caminhando para a desgraça das nossas emoções. Ser brilhante no trabalho, mas ser estúpido com os amigos não compensa. Ser eficiente na faculdade, mas incapaz de ser presente em casa é terrível. Ser aplaudido por uma grande palestra, mas ser incapaz de manter um diálogo prazeroso com alguém é lastimável.

Que saibamos aproveitar nosso tempo investindo em pessoas.

Que estejamos dispostos a ser mais profundos e amigáveis.

3 comentários:

Alberto Vieira disse...

Olá Gustavo!!

Eu adicionei seu blog la na minha lista!!! Li seu texto e está muito bom.... O folheto sobre juventude focou um pouco este lado tbm!!... .abraços

Renato Luiz disse...


Que texto Legal Fiote!
Quero muito viver tudo isso...
Que o Senhor nos abençoe e nos instrua no caminho do amor verdadeiro ao próximo!
E o Spectro?!
"Filho, se te dedicares a servir ao Senhor prepara-te para a prova!
Endireita teu coração e sê constante,
não te apavores no tempo da adversidade.
Une-te a ele e nao te separes,
a fim de seres exaltado no teu último dia.
Tudo o que te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes de tua pobre condição se paciente,
pois o ouro se prova no fogo,
e os eleitos, no candinho da humilhação" (Eclo 2,1)
Essa palavra está me tocando profundamente hoje, compartilho com vc!
Abração...
Fica com Deus!

Anônimo disse...

Seu texto sobre o sucesso ficou ótimo. Parabéns é muito bom conviver com pessoas como vc e os meninos da panela!
bj