segunda-feira, novembro 20, 2006

O que é música boa?


O conceito de música boa é bastante subjetivo. Portanto, toda opinião expressa aqui é estritamente relativa ao meu gosto musical - que muitos acham um lixo(rsrs). Longe de mim querer supor um padrão único por algo tão pessoal quanto à sensibilidade musical. Sendo assim, leia-se antes de cada frase minha um grande "NA MINHA OPINIÃO", que será ocultado do texto por motivos estéticos e retóricos(rsrs).

Antes de mais nada, música tem que ter sentimento. O intérprete, sobretudo, tem que procurar externar ao menos alguma coisa daquilo que ele canta. Não digo de gestos mecanizados e ensaiados, porém, de uma expressão vocal relativa à canção. Uma pessoa que fazia isso muito bem, era a Elis Regina. Em algumas canções ela não conseguia conter o riso, tamanha emoção transmitida na música.

Obviamente, para que essa emoção flua, a mensagem da música precisa ser relevante. Tenho uma impressão que em geral as pessoas importam menos com a poesia do que outrora - década de 60, 70 e momentos do 80 -, quando a música brasileira era repleta de conteúdo. As letras do Chico Buarque, por exemplo, estavam ligadas ao contexto que ele vivia. Música pra ele e outros de sua geração era muito mais que poesia bonitinha e vozes afinadas, mas sim uma forma de levar uma mensagem.

A lógica de mercado tendencia a mensagem da música. Nunca se falou de amor com tanta superficialidade! Até mesmo a música cristã se contaminou com essa novidade. Letras curtas, refrãos repetitivos e uma poesia rasa, que fala mais em experiências intimistas com Deus do que um relaciomento profundo que tem a Bíblia como inspiração para as canções.

Música boa é emoção, poesia, mas também técnica. Não adianta dar uma poesia de Vinícius de Morais para MC Serginho que não sairá coisa boa (acho)! Música tem que ter harmonia bela, de preferência com uma gostosa mistura de vários gêneros músicais, como jazz com percussão, samba com guitarras, "berimbal elétrico", "maracatú psicodélico" e assim vai.

Contudo, muitas vezes é difícil reunir todos esse elementos de uma só vez. Um ou outro músico se destaca em um desses e tropeça em outros. Por exemplo, o Legião Urbana tem letras maravilhosas, embora tecnicamente eles sejam fracos - é só lembrar do acústico MTV, que nos tortura com aqueles violões desafinados, mas nos emociona com sua letras belíssimas. Entretanto, os Beatles se destacaram mais pelo som do que pelas letras, que apesar de muitas serem fantásticas, no geral, muitas beiravam o ridículo, como Yellow Submarine e Doctor Robert.

Enfim, emoção, poesia e harmonia são os componentes de uma boa música, apesar de cada desses elementos serem subjetivos. Mais importante que isso, é gostar do que ouve, independente se se enquadram ou não nessa formulinha que montei. Música é arte; arte é gosto; e gosto não se discute - mesmo quando um chato como eu resolve fazê-lo! : )

9 comentários:

Luiz Fernando disse...

Bom post. Só toma cuidado ao dizer que algumas letras dos Beatles são ridículas. Voce não é um estudioso da banda, e demonstra ignorancia ao afirmar isso. Primeiro porque " Yellow Submarine" não é uma letra jogada num album. Ela faz parte de um disco CONCEITUAL, e portanto está ligada DIRETAMENTE A UMA HISTÓRIA contada em todo o álbum. Não pode ser interpretada apenas nela mesma. E a letra de " Doctor Robert" foi escrita numa época em que a banda morou nos EUA e lá conheceram um médico em Nova York que aplicava injeção de relaxantes( na época não era proibido) nos seus pacientes que tinham muita grana pra pagar. Portanto a letra também faz parte DO COTIDIANO DA BANDA, assim como as do Chico Buarque faz.
Presta atenção antes de escrever uma coisa destas. Voce pode não gostar das letras, é seu direito, mas dizer que elas não tem lógica e POR ISSO são ridículas é imbecilidade. Assim voce me decepciona.
O resto eu concordo quase em 100%.
Abraços

GB Silva disse...

Lú, meu querido, vou repetir:
"Portanto, toda opinião expressa aqui é estritamente relativa ao meu gosto musical(...)Longe de mim querer supor um padrão único por algo tão pessoal quanto à sensibilidade musical. Sendo assim, leia-se antes de cada frase minha um grande 'NA MINHA OPINIÃO'."

Portanto, apenas dei exemplos de musicas do Beatles com letras que não me chamam a atenção, entre elas, as duas que citei. Mas tem mais! Uma musica que gosto muito mas acho com letra pobre é "I Saw Her Standing There".

Acho paia! Não posso? Não sou beatlemaniaco, ou seja, posso desgostar das musicas mesmo não estudando-as, uma vez que, gosto é pessoal, subjetivo.

Porém, Luiz, em nenhum momento eu disse que elas são sem lógica. Só disse que "beiram o rídiculo".

Outra coisa: vc não precisa levar tão a sério um post tão informal como esse ao ponto de levar para o lado pessoal (imbecilidade?).

Alias, Doctor Robert continua sendo paia pra mim, mesmo conhecendo essa historia - que vc ja tinha me falado.

GB Silva disse...

Lú, meu querido, vou repetir:
"Portanto, toda opinião expressa aqui é estritamente relativa ao meu gosto musical(...)Longe de mim querer supor um padrão único por algo tão pessoal quanto à sensibilidade musical. Sendo assim, leia-se antes de cada frase minha um grande 'NA MINHA OPINIÃO'."

Portanto, apenas dei exemplos de musicas do Beatles com letras que não me chamam a atenção, entre elas, as duas que citei. Mas tem mais! Uma musica que gosto muito mas acho com letra pobre é "I Saw Her Standing There".

Acho paia! Não posso? Não sou beatlemaniaco, ou seja, posso desgostar das musicas mesmo não estudando-as, uma vez que, gosto é pessoal, subjetivo.

Porém, Luiz, em nenhum momento eu disse que elas são sem lógica. Só disse que "beiram o rídiculo".

Outra coisa: vc não precisa levar tão a sério um post tão informal como esse ao ponto de levar para o lado pessoal (imbecilidade?).

Alias, Doctor Robert continua sendo paia pra mim, mesmo conhecendo essa historia - que vc ja tinha me falado.

Luiz Fernando disse...

Gú, vc pode achar paia o quanto quiser!!! Não estou questionando isso cara! Só questionei voce dizer (pelo menos deu a entender) que as músicas do Chico Buarque são escritas pelo contexto que ele vivia e as dos beatles não. Da forma que voce falou, parece que elas são sem sentido; mas se não é isso que voce quis dizer está tudo bem! Então eu interpretei mal!
Não estou pedindo pra voce ser um "Beatlemaníaco", apenas questionei o motivo da ridicularidade das letras. Ridículo pra mim é as pessoas julgarem alguma coisa sem olhar o todo, o contexto. Pensei que voce tinha feito isso cara. Me enganei truta! Se voce não o fez, está CERTIÍÍÍÍÍÍSSIMO! Também não gosto de algumas músicas dos caras (por outros motivos diferentes dos seus), mesmo sendo um Beatlemaniaco. Independente de ser ou não voce tem todo direito de desgostá-las.
Acho que voce poderia ter falado do U2 no post. Eles reúnem poesia, melodia e tecnica (principalmente a guitarra do The Edge). Ainda mais aquela música " I wanna ruuuunnn!!!"...hehehehe
Abraços

Renato Luiz disse...

Muito bom post...
E bons questionamentos do Luiz também!
As vezes as palavras realmente não falam o que queremos dizer...
Não querendo ser simplista demais, mas...
Música boa pra mim é aquela que me faz bem agora! (que não somente me informa letra e notas bonitas, mas transforma-me)
Desculpa o romantismo meio exagerado! Hehehehehe...
Um grande abraço pra vcs...

Lissânder disse...

Fiote,
valeu pelos comentários em meu blog! Deus seja contigo!

Paulo Vinicius disse...

o que é post chato
post chato é um texto longo e que o gustavo escreve constantemente. geralmente a leitura é rapidamente acompanhada de sonolencia e a gradual perda dos sentidos. estudiosos sobre o assunto defendem a idéia de que é um poder mutante (tipo X-men). na minha humilde opinião é coisa de play boy.

Eu vejo a mão de Deus disse...

Rapazes, desculpem a intromissão, mas não pude deixar de ler cada comentário além do texto escrito por Gustavo. E isso prova que o post não é chato e sonolento -rsrs-, NA MINHA OPINIÃO! Mas, falando em opinião, vamos lá, meninos! -rsrs- Acredito que entraram em uma discussão sem fim. Ontem mesmo me peguei argumentando da mesma maneira, esse mesmo assunto e, inclusive, sobre a mesma banda, com um amigo meu. Só depois fui perceber que ele estava mesmo era me provocando -rsrs- porque sabe que levo essa idéia de música bem a sério. Não sei muito, mas além de harmonia e poesia, acredito que a música deve ser interpretada de forma, no mínimo, afinada. Acho que, infelizmente, tenho um ouvido muito sensível a este detalhe da música e por isso entrei em discussão. A maioria das pessoas hoje não só não se importam com o conteúdo e poesia da música, como também com a capacidade e dom do intérprete e isso, na minha opinião, acaba estragando uma música que poderia até ter uma poesia ou fazer parte da história da banda dentro do álbum. Então, se um trecho da música é para ser cantada em tom "Dó" e o intérprete entra na nota "Ré", isso sim, é lamentável. ;)

PS.: Eu nunca assisti o acústico do Legião Urbana MTV para notar se os intrumentos estavam desafinados. Vou assistir! rsrsrs

Abraço a todos,

Anônimo disse...

Concordo em partes. rsrsrs...
Porque realmente, esta todo mundo farto desses mantras musicais.. só que o Legião é d+ - até desafinado...