segunda-feira, novembro 06, 2006

Ninguém me ama, ninguém me quer


Auto-estima baixa: um estado de espírito para uns, uma constante realidade para outros. O sentimento de inferioridade não é criterioso em sua vitmização, pois este se encontra em ricos, pobres, negros, altos, feios, inteligentes e assim vai. O que verdadeiramente incomoda são as marcas que esse sentimento pode deixar na vida das pessoas, que vai desde um simples distanciamento até uma profunda depressão.

O que temos que ter em mente é que, em grande parte, somos injustos com nós mesmos. A baixa-estima em geral, inicia-se a partir de critérios práticos, não de caráter. Ou seja, sentimos inferiores pelo que não temos, pelo que não fazemos, contudo, esquecemos que o ser é mais importante do que ter e, o existir mais importante do que fazer.

Isso geralmente ocorre quando colocamos o outro como referencial. Quando fazemos isso, somos novamente injustos, pois negamos a individualidade de cada um e colocamos todos num só patamar, porém, nos mantendo abaixo deste. Temos que lembrar que o outro é apenas diferente de nós, sendo que uma qualidade ou outra não é suficiente para definir a superioridade alguém sobre outro.

Amigos, não estou querendo dar uma de psicólogo aqui. Muito menos dar uma simples fórmula "auto-ajudística" que ensine os 10 passos para vencer a baixa-estima. Ter uma estima saudável requer esforço, amizade, tranqüilidade e também, oração. Isso não adquire de um dia para outro, mas sim, numa tentativa contínua de encontrar-se com o próprio eu, reconhecendo nossa individualidade e, acima de tudo, reconhecendo que somos importante, pois somos amados não pelo que fazemos, nem pelo que temos, mas pelo que somos.

Que Deus nos ajude buscar uma vida emocional mais saudável.

7 comentários:

Renato Luiz disse...

Muito bom o post!
Não é fácil ser eu mesmo...
Não é fácil descobri qual é o meu diferencial...
Requer uma profunda análise da minha vida e dos meus atos e penso que isso só consigo com ajuda daquele que me criou à Sua imagem e semelhança.
Grande abraço Fi...
Fica com Deus!

jhfcastro disse...

Parabéns Gustavo. Muito bom o seu texto. A valorização das pessoas em detrimento das coisas é uma necessidade urgente para este mundo.

Luiz Fernando disse...

Seu texto está óóóóóóóótimo!!!!!!
Parabens e vai ler o meu.

Anônimo disse...

Seu texto me ajudou bastante, apartir de agora vou renovar meu auto-estima!

Antonia Vi disse...

Ola Gustavo,

Seu texto e bem explicativo e objetivo. Concordo com vc.
Dica: Vale a pena ler o livro do Augusto Cury: 12 semanas para mudar uma vida.
Tem algumas tecnicas de como enriquecer a saude emocional e ter saude psiquica, q acredito ajuda muito quem tem essa dificuldade de aceitacao de quem realmente é. Abraco,

Anônimo disse...

olá, esse post é otimo para quem tem baixa estima e ajuda muito a pessoa ficar bem consigo mesma.
Grande abraço fique com Deus!

Anônimo disse...

eu não consigo... me sinto tão pequena, tão inferior... não consigo, não tenho nada...