sábado, novembro 18, 2006

Unidade na Diversidade



A mania de exclusividade é inerente à natureza caída do homem. O entendimento que somos únicos detentores da verdade é decorrente em diversas sociedades, desde as mais tradicionais até as megalópoles atuais. Essa sensação exclusivista acarreta uma série de conseqüencias, uma vez que o possuidor da verdade parte do pressuposto que o outro está obscurecido pela mentira.

Portanto, essa postura de desprezo ao outro revela certamente, um profundo desconhecimento da Verdade. Se cremos que Cristo é o Logos (o verbo de Deus) encarnado[1]; a Verdade viva, temos obrigatoriamente reconhecer o outro, pois, o próprio Cristo ordenou que amassemos nosso próximo como nós mesmos. Temos que levar em conta que quando nos consideramos os únicos portadores da verdade, damos à verdade uma dimensão menor que ela tem. Cristo não está circunscrito nem limitado à nenhum grupo. Se engana quem assim o acha.

Essa arrogância atinge católicos e protestantes. Ambos se acham os tais! Incrível! Os católicos - muitos deles -, se consideram "A Igreja de Cristo". Uma vez ví numa discussão no orkut, um jovem afirmando os católicos fazerem parte da grande barca de Pedro, sendo os protestantes uma pequena lasca que se dissindiu. Temos que ter em mente que existe apenas UM Corpo de Cristo, sendo que Este não é visível ou circunscrito à uma denominação. A Igreja de Cristo é a comunhão daqueles que foram remidos pelo sangue do Cordeiro, independente da igreja.

Os protestantes da mesma forma se acham os únicos membros da grande congregação dos justos. Pensam que as diferenças doutrinárias são suficientes para tocar a essência do evangelho. Ora, não estaria a autenticidade do cristianismo na espiritualidade baseada na Trindade? Não seria Cristo o vínculo da Paz? Obviamente continuamos protestantes. Isso significa que nossas diferenças serão mantidas. No entanto, não podemos desprezar aquilo que nos une, a CRUZ de Cristo.

O que estou ressaltando aqui não é uma plena união denominacional entre evangélicos e católicos, mas sim, uma busca do reconhecimento do outro como parte da comunhão que temos com Cristo. Isso significa que podemos ser benção para ambas partes, pois cremos que existe unidade na diversidade. Que avancemos mais no diálogo e na busca de compreensão mútua. Que o amor entre os cristãos cresça, de forma que o mundo veja a plenitude da Graça sobre nós. Que celebremos nossa diversidade, mas que lamentemos nossas divisões.

[1] João 1:14 => "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."

* Foto: Daniel (Luterano), Renato (Católico) e Gustavo (Presbiteriano)

10 comentários:

jhfcastro disse...

Bonito Gustavo. É por aceitarmos coisas assim que nossa amizade consegue ser verdadeira, pois sempre respeitamos a crença do outro. Parabéns!

Renato Luiz disse...

"Que muitos leiam e reflitam essa verdade que martela e despedaça nossa alma dia após dia!"

Não tenho palavras para expressar o que senti na nossa festinha...
Brigado por tudo amigo!
Vc e a ABU têm sido uma benção na minha vida!

Anônimo disse...

Gustavo, gostei muito do texto. Que Deus nos abençoe e nos una no amor. Ele é o amor em plenitude e somente esse amor pode curar nossa cegueira humano espiritual. Um forte abraço do irmão em Cristo. Mateus

Anônimo disse...

Muito legal o texto!!
Valeu mesmo pela partilha...
Me fez refletir também sobre meus momentos "exclusivistas"... é sempre bom levar uma sacudida de vez em quando e perceber a própria pequenez e a necessidade da graça de Deus...
Que o Senhor nos instrua nessa unidade na diversidade!

Um abraço carinhoso.

Luiz Fernando disse...

Parabens Seu Gú! Lindo texto. Voce está certíííííssimo. A missão dos cristãos será alcançada muito mais facilmente se ouver união entre as diferentes denominações religiosas. E a festinha foi óóóóótima! Por favor,me passe as fotos.
Abraço

Anônimo disse...

Parabéns Gustavo por colocar no papel aquilo que todos nós temos no coração, a unidade em Cristo! Grandes abraços e nos vemos em breve! Fica com Deus fiote...

Anônimo disse...

Oi Gustavo,
Como foi bom aquele momento, né? Que o Senhor nos ensine a cada dia a acolher o outro, que nos faça lembrar que o que nos une está muito além daquilo que nos divide...
As nações esperam pelos pés dos que anunciam a Boa Nova...
"para que todos sejam um..."

Alberto Vieira disse...

Mto bom o texto!!

Certa vez ouvi uma frase q acho q encaixa bem.

"Nas coisas essencias unidade, nas não essencias liberdade e em todos caridade ( o amor)" acho q eh atribuida a Wesley mas nao tenho certeza

um abraçao

Poemia disse...

Gostei do seu comentário. Sou teóloga e estava pesquisando sobre unidade na diversidade para um fórum que vai acontecer na minha denominação. Muito bom!

Antonia Vi disse...

A igreja de Cristo: nao tem placa, nem doutrina de homens que massifica, padroniza e fere com suas " verdades absolutas ", nao aproximando, mas afastando as pessoas da Verdade...
Gloria a Deus, que Ele ve o coracao e nao o exterior.
Pq se juntarmos os lideres... caminhariamos para sua reflexao a respeito da hipocrisia crista.
Sejamos simples e que nossa verdade seja como o puro amor de CRISTO, sem imposicao, mas com liberdade e com o maior poder ja concedido ao homem: A ESCOLHA!!!
Q o Senhor o visite concedendo-lhe: Sabedoria.