quarta-feira, novembro 29, 2006

O Desafio de ser eu mesmo


O individualismo propagado na nossa sociedade moderna afeta cada um de nós, obviamente, em graus diferentes, porém, relevantes. A impessoalidade faz parte de nossa agenda pessoal. Podemos nos relacionar com todos, embora possamos na mesma proporção ser superficiais. A tecnologia derrubou os limites geográficos, mas não impediu que a frieza e o egoísmo imperasse de forma monumental nas nossas relações. Nunca tivemos tanta opção para nos entrerter, entretanto, ao mesmo tempo, a humanidade parece mais triste, deprimida.

Ou entramos nessa lógica perversa e desumana da impessoalidade ou aceitamos o desafio de ser profundos e verdadeiros. Desafio significa trabalho. Trabalho requer gasto de energia. Energia tem um alto preço (vide o preço do barril de petróleo rsrs). Como assim? Isso mesmo! Estou te dizendo que existe um preço a ser pago pela pessoalidade, para sermos quem somos de verdade. O natural é nos escondermos atrás da imagem que criamos de nós mesmos. Já parou pra pensar que vendemos essa representação nossa para sermos aceitos?

Não estou dizendo que temos que ser um livro aberto para todos. Apenas ressalto a necessidade de refletirmos na imagem que criamos sobre nossa realidade. Não estou escrevendo isso por ser um exemplo, muito pelo contrário, a cada vez que penso sobre isso vejo o quanto as pessoas me conhecem menos. Sou mais carente do que demonstro. Estou sempre querendo a atenção dos meus amigos, mas nem sempre tenho coragem de expressar isso, uma vez que tenho pavor de ser considerado problemático. Ora, sou apenas um neurótico como todos são um pouco - já dizia Sigmund Freud Freud. Portanto, tenho que assumir isso, independente se acho que serei aceito ou não.

Isso se chama alienação: querer ser o que os outros desejam que eu seja. Logo eu que protesto tanto contra a alienação política e social descubro que sou um alienado de mim mesmo. Que difícil conclusão! É um tiro consciente no próprio PÉ. Para ser verdadeiro com os outros preciso, antes de tudo, ser honesto comigo mesmo, para enfim, ir desmanchando a imagem bonitinha que crio de mim, para enfim, ser quem eu realmente sou.

Isso não acontece de um dia para o outro. Requer diálogos pessoais, que inclua um bom gasto de tempo. Perguntar como os outros realmente estão é um grande passo - digo realmente em destaque porque acredito que isso seja muito mais que um simples comprimento. É certamente um bom começo porque assim, abrimos uma oportunidade para que o outro também questione como estamos, para assim, podermos expressar nossa condição.

O desafio está lançado. Todos estão convocados: tímidos ou desinibidos; fortes ou fracos; possuidores de muitos amigos ou não. Que Deus nos instrua nessa caminhada. Que o amor seja nossa grande motivação e o principal combustível para essa importante tarefa.

7 comentários:

Renato Luiz disse...

O desafio está lançado...
Brigado por me lembrar disso, mais uma vez...
Esqueço tão facilmente!
Eu já estava querendo me fechar de novo, e olha que conversamos esses dias sobre isso né?!
Ore por mim!
Grande abraço...

Luiz Fernando disse...

Grande Gú! Mais um ótimo post. Olha cara, sábias palavras. Esse lance de ter que ser o que o outro espera de voce é muito complexo. E isso é ainda mais quando se tem pessoas que a todo momento esperam algo de voce, como família e namorada. Demonstrar quem realmente somos e o que realmente gostamos e fazemos é um baita desafio. Acho que voce está conseguindo muito bem isso, cara. Acho mesmo.
Ah, e quando vc estiver muito carente, passa la em casa pra gente ouvir um Beatles e conversarmos um pouco. Nossas conversas sempre me fizeram muito bem.
Valeu truta!

GB Silva disse...

É amigos, podem ter certeza: vcs fazem parte desse meu processo intenso de auto-conhecimento.

Fiquei até emocionado aqui.

Abração

lucas rolim disse...

Cara, vc num tem noção como eu te admirio. E acho que passo pelos mesmos conflitos.
E da mesma maneira que o Renato, esqueço-me facilmente dessas coisas. "É o meu orgulho transbordando". Aliás, não só das questões de relacionamentos, mas de tudo que Deus tem me ensinado.
God help us!
Abraços amigo... e conte comigo no que vc precisar.

Alberto Vieira disse...

Acho q essa necessidade de tornar-se mais amigo e abrir-se mais é algo muito dificil de fazer, mas imprecindivel para vivermos bem! e amar-mos!!

sinto falta disso tambem... e e me disponho todos dias estar com vcs..

Anônimo disse...

Estava passando de curiosa, fazendo uma pesquisa a respeito do assunto, por causa de uma conversa q tive ontem com uma amiga...
Bem dai achei interessante, seu texto e fui ficando mais um pouco por aqui...
Vc e bem corajoso pra expor-se assim, mas ouvi de um poeta outro dia: " Quem vai a frente, corre o risco das cobras, eu sei...
Mas é com seus pes que as borboletas, alcam voo.

Jesus o abencoe!

Antonia Vi disse...

Esqueci de comentar...
Seja intenso sim em sua busca, mas prefira ser leve... e mais divertido!!!